quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Edimburgo - Escócia

Edimburgo


Eu adoro inverno, adoro construções de pedras, coisas antigas, edifícios que remetem a um tempo em que não existia eletricidade, encanamentos, ruas asfaltadas... Adoro a Idade Média, as Fortalezas e Castelos, os edifícios escuros de pedra, construções que superam o tempo... 

Encontrei tudo isso em Edimburgo, que não por acaso é Patrimônio Mundial da Humanidade.

O centro histórico é lindo (chamado de cidade velha), com edifícios antiquíssimos, gárgulas, igrejas majestosas, pubs do século passado... chega a ser meio sombrio, ainda mais com todo o frio que faz (Em agosto,no verão, que foi quando fui - de 0 a 5 Graus!!! ), mas ainda assim é encantador !!!

Edimburgo também é a cidade dos Festivais, são vários durante o ano. Quando fui estava tendo o Festival de Verão, a cidade estava em festa! Tinha shows o dia todo, apresentações de teatro, de comédia e musicais.
A cidade fica fervilhante, porém para assistir aos shows, uma pequena dica: mesmo para quem fala inglês,o sotaque deles é bem difícil de entender ! : )


Verão Escoces


A Cidade

Cidade Velha de Edimburgo


Se você tem pouco tempo (como eu tive), é possível fazer um tour pelas principais atrações... Nosso hotel era bem localizado, portanto estavamos a alguns passos das principais atrações.
E aqui já indicaria o " Onde Ficar ". O Centro Velho é o melhor lugar para ficar pois é possível chegar a inúmeras atrações a pé quando se está ali. Os hotéis tem que ser reservados com antecedência, pois em época de festival, tudo fica lotado!

Tudo acontece passando pelas ruas principais, Princess Street e Royal Mile.
Começamos apenas andando pela cidade, e o primeiro lugar que econtramos foi o famoso "The Elephant House".


 O The Elephant House é um pub, que ficou famoso por ter sido onde J.K.Rowling começou a escrever o primeiro livro do Harry Potter.






Logo depois, passamos pelo cemitério da Igreja de Greyfriars. Que é o berço de uma das histórias mais famosas de Edimburgo...
Resumidamente:  A história é real, sobre um cachorro (Bobby) que estava sempre junto de seu dono (Jonh Gray), até que um dia Jonh morreu, e o cachorro continuou indo ao seu tumúlo todos os dias pelos próximos 14 anos, até o fim de sua vida. (no ano de 1872)
Todos conheciam o Bobby, ele virou celebridade local, e por isso quando ele morreu foi erguido um monumento em sua homenagem, dedicado a sua lealdade.


 

Monumento em homenagem a Bobby


Entre outras atrações imperdíveis também na Cidade Velha, estão:


O Castelo de Edimburgo, existente desde o século XI, é uma antiga fortaleza e fica bem no alto da cidade.  É uma das atrações turísticas mais visitadas da Escócia e a vista lá de cima é maravilhosa !


St Giles Cathedral, esta situada na Royal Mile e é a principal catedral de Edimburgo, além de ser muito antiga. Estima-se que foi construída no ano de 1120. Demais !!!

St. Giles Cathedral

Igreja Tollbooth Kirk, em estilo gótico com 73 metros de altura, concluída em 1844. Quer dizer, entramos achando que era uma Igreja, mas hoje em dia  é um restaurante!!!


Igreja Tollbooth Kirk


Super Dica: Na Princess Street saem os Tours para as principais atrações da região. São várias companias que fazem esses passeios.
Eu recomendo a Haggis Adventures ( www.haggisadventures.com), que foi por onde fizemos o passeio das Highlands Escocesas. (é possível reservar pelo site com bastante antecedência).
Eles também fazem para o Lago Ness, para diversos Castelos, fazem pacotes de passar Natal e Ano Novo em "castelos mal assombrados" e por aí vai...

Os passeios duram o dia todo, e são uma ótima maneira de conhecer mais coisas quando se tem pouco tempo.
No nosso caso passeamos por Castelos, pelas Highlands Escocesas, pelo Parque Nacional The Hermitage, Destilaria de Whisky Dewar's e por dois vilarejos, um deles Aberfeldy, que parece saído de um conto medieval.



Aberfeldy


















Dewar's Destilaria de Whisky - fundada em 1846


















Parque Nacional The Hermitage


Hamish - Vaquinha das Highlands


Falando em Haggis...

Haggis é o nome de uma comida típica escocesa, muito famosa. É um prato feito das víceras do carneiro, com sal pimenta, aveia e farinha. Tudo cozinhado no bucho do carneiro.
Normalmente é servido com mais acompanhamentos, como purê de batatas.
Eu não tive coragem de comer, mais muita gente adoraa... rs


File:Haggis neeps and tatties.jpg
Haggis é a porção mais escura da foto.
(http://en.wikipedia.org/wiki/File:Haggis_neeps_and_tatties.jpg)

                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário