sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Valência - Espanha

Valência


Centro Histórico Valência


A cidade me surpreendeu. Particularmente não era um dos destinos mais desejados por mim quando se pensa em Europa e em tudo que o continente tem para oferecer em termos de cidades maravilhosas. Porém, lá fomos nós.
Saimos de carro de Barcelona e seguimos para Valência, fomos parando na estrada, passamos por praias desconhecidas em meio a cidadezinhas minúsculas e restaurantes tipícos onde a comida era ótima.  

A cidade é grande, agitada e cheia de gente nas ruas. Tem um contraste marcante com a parte histórica e bem conservada (que é riquissíma) e a arquitetura monumental do arquiteto Santiago Calatrava.
Além de tudo achei a cidade limpa, com muita área verde e com transporte público eficiente. 

Onde ir

Comecei a viagem pelo centro histórico, que foi inclusive onde fiquei hospedada.  As ruas são estreitas, muitas não permitem a passagem de carro, portanto é ótimo para caminhar por tudo (tomando cuidado para não se perder) e se deparar em casa esquina com uma lojinha, um bar ou restaurante diferente.


Basílica da Virgem dos Desamparados



Catedral




Porém, o que relamente me marcou em Valência e agora é a primeira coisa que me vem a cabeça quando penso na cidade, é a Cidade das Artes e das Ciências. Na verdade, esse foi o motivo pelo qual pensei em fazer esse post. O lugar é fantástico, de uma arquitetura moderna e super ousada, você sente como se tivesse " no futuro" porque é tudo muito tecnológico. 
                                     

Cidade das Artes e das Ciências
  A cidade das Artes e das Ciências está localizada em uma área urbana de 350.000m2, e se divide em 5 edifícios: O Hemisfério, Museu Príncipe Felipe, Oceanógrafo, Palácio das Artes e O Umbracle.
Se você não mora em Valência e não é um membro associado, ou seja, se você é turista, é necessário pagar uma entrada para cada atração que for visitar (e cada um é um preço diferente).


 
1- O Museu Príncipe Felipe é um museu interativo de Ciências de 4 andares. Logo na entrada tem um dinossauro enorme fazendo barulho para atrair os visitantes.

Museu Príncipe Felipe (Vista Lateral)

Museu Príncipe Felipe (Vista Frontal)




2- O Hemisfério é onde estão o Planetário e cinema Imax 360 Graus. Isso mesmo, essa sala de cinema não tem um " canto" , ela é toda redonda e a tela ocupa metade dela.

O Hemisfério (á direita na foto) com a
cúpula fechada.

A sensação no começo é estranha, pois você usa um óculos especial para ver o filme, e eles até aconselham sair da sala um pouco caso você não se sinta bem.
Ah, e os filmes são sempre sobre história, arqueologia, mundo animal, etc. em 3D !
 








Hemisfério com a cúpula aberta 
Fonte:http://theurbanearth.wordpress.com/2009/03/28)

Nessa foto é possível ver porque o Hemisfério é também chamado de The Eye (O olho),  quando a cúpula se abre.
A " bola branca" de dentro é onde está o cinema Imax.










3- O Oceanógrafo é o maior parque aquático da Europa. Nele são reproduzidos todos os climas existentes na Terra, e em cada ambiente com clima diferente estão os animais que o habitam ( polar, árido, tropical, etc.). Tem também um túnel de 70m que passa por dentro do aquário e como tudo é envidraçado, é possível ver os peixes e o trabalho dos mergulhadores.

Parque Oceanógrafo

4- O Palácio das Artes é onde acontecem as apresentações de arte e também onde está a casa de ópera.                                                   
  
 
Palácio das Artes





















5- E por fim, o Umbracle, que é uma trilha de caminhada cheia de plantas e arte contemporânea.

O Umbracle (à esquerda na foto)



Onde Ficar e O Que Comer


Hostel El Cid
Minha dica para hospedagem é um hostel super charmoso chamado Hostel El Cid.
O preço é bom, é super limpinho, tem banheiro no quarto e ar condicionado, além de estar no centro histórico, em uma rua cheia de barzinhos e restaurantes. (Ah, só um porém, não tem elevador e são 3 andares...)

Eu sempre escolho os albergues que tenham quarto privado (que é como um quarto de hotel, só para você, com banheiro) e boa avaliação no site www.hostelbookers.com, mas para quem quer realmente economizar, é possível ficar em quartos compartilhados com mais pessoas.

Restaurante de Tapas




E minha dica para comidinhas, não poderia deixar de ser as TAPAS. Comida típica espanhola, que não são nada mais do que aperitivos, ou pequenas porções, que podem ser mais sofisticadas (como uma torrada com salmão e queijo brie) ou bem simples, como pão com parmesão e tomate. (Tudo depende do restaurante.)

Esse da foto fica bem próximo ao Hostel, cada TAPA custa 2 Euros, o garçom passa servindo ou você se serve no balcão.
E a pergunta: como eles sabem quantas você comeu???
É muito simples, cada Tapa vem com um palitinho, no fim, eles somam quantos palitinhos tem na sua mesa e fazem a conta.

Já imaginaram como seria isso no Brasil? O que ia ter de gente escondendo palitinho... heheh

2 comentários:

  1. Ná Adoreiiii as dicas de Valênciaaaa to super querendo ir agora. Me diga uma coisa, cmo eu posto umas dicas de Los Angeles no seu blog, eu tenho que te mandar ? bjú

    ResponderExcluir
  2. Nah!!! Ameiii (as fotos) rss!!!

    ResponderExcluir