quarta-feira, 19 de junho de 2013

Istambul - Turquia




                                                           Istambul - Turquia
                                        


Istambul foi a viagem mais surpreendente de todas que já fiz. Não sonhava em conhecer a cidade, não estava em meus planos e tinha até certos "pré" conceitos.
O que posso dizer após ter passado 1 semana nessa cidade (e no total 10 dias na Turquia, contando com uma ida a Capadócia), é que esse ano já estou com passagem comprada para voltar! 



A CHEGADA


A primeira surpresa boa aconteceu logo no primeiro dia. 
Acordei as 6 da manhã com um barulho muito alto, muitas vozes, que não conseguia compreender....achei que era alguma confusão na rua e voltei a dormir.  
Na manhã seguinte ao sair, eis que essas vozes me atingem novamente. Vejam bem, não me atento a questões religiosas aqui, longe disso, mas o que saia dos alto-falantes, do alto dos minaretes das mesquitas espalhadas por toda a cidade, era um lindo canto, uma reza entoada por diferentes vozes, que por muitas vezes parecem um lamento, um apelo e que descobri que falam de amor e paz.



Não deixe de assistir ! : )


Só estando lá para entender, mas com certeza essa experiência por si só já vale a visita a um pais como a Turquia.

O país em si não é um lugar em que eu moraria. A mulher ainda é muito desvalorizada e por causa da religião, grande parte está sempre com o todo coberto com burca ou no caso das mais modernas, roupas somente com as mãos e o rosto descobertos. 
O contato físico em público é proibido e por muitas vezes vi mulheres caminhando atrás de seus maridos. 

Nós, como turistas e brasileiras, somos muito mais livres no modo de se vestir, a única recomendação é não vestidos e shorts curtos demais porque foge muito da realidade do país, e você pode se tornar o centro das atenções.

Religião à parte, a cidade fervilha de pessoas de todas as nacionalidades, e é bastante moderna e cosmopolita, os turistas são respeitados e muito bem tratados e em qualquer lugar que entram recebem sorrisos, cházinho e até algumas palavras em seu idioma.



O QUE TER EM MENTE ANTES DE IR...






- A moeda se chama Liras Turcas (Turkish Liras) e tem quase o mesmo valor que o nosso Real. Portanto é um lugar barato para visitar, comprar e principalmente para curtir a deliciosa culinária.

- Para as atrações, logo que chegar compre o Museum Pass de Istambul (http://www.muze.gov.tr/museum_pass), é mais economico do que pagar separado e com ele não é necessário ficar nas filas.

- Para entrar nas mesquitas é preciso estar com as pernas e ombros cobertos! Não vá de shorts, e para os braços leve sempre um lenço na bolsa.

- Sempre negocie ! Sei que é chato ficar pechinchando, mas eles esperam que você faça isso, o primeiro preço das coisas nunca é o último, acredite !

- Cuidado com os táxis  evite ao máximo. Como você não conhece, eles cobram o quanto querem e não tem taxímetro  Eu não precisei de táxi para visitar nada,o transporte público é super eficiente. Só não consegui escapar no dia em que fomos para Capadócia, para pegar o transfer que ia até o aeroporto Gokcen.

- Levar blusa de frio mesmo no verão, porque embora durante o dia esteja 40 graus,a noite a temperatura muda bastante e fica até que bem friozinho.


O QUE FAZER NA CIDADE



A cidade oferece inúmeras atrações turísticas e não turísticas (se você estiver no clima de descobrir lugares que vão além dos guias de viagem), além de comidas maravilhosas e música ímpar. Em minha opinião o mínimo para ficar na cidade são 4 dias, mas o bom mesmo, para quem puder, é ficar 1 semana inteira. 


Dia 1 - Hagia Sophia - Sultanahmet  – se você gosta de observar detalhes, o passeio pode levar até 2 horas, em minha opinião essa mesquita é a a mais maravilhosa, vale cada minuto!. Para aproveitar esse dia, é só seguir em frente e entrar na Mezquita Azul.
Saindo das mesquitas um passeio muito bom é a visita a Cisterna da Basílica, que é uma Cisterna que foi descoberta nas galerias subterrâneas da cidade, e para a surpresa de todos foi encontrada uma Medusa esculpida em um bloco maciço de pedra e que está de ponta cabeça.... mistério ! 

Após o almoço, visita ao Palácio Topkapi. Esse palácio é enormeee, mas vale a visita porque é muito bonito, principalmente o Harém, que é onde ficavam as mulheres do Sultão. ( o Harém fecha as 16hs e a entrada é cobrada separadamente ).



Cisterna da Basílica
Mezquita Azul


Hagia Sophia
Topkapi Palace























-Dia 02- Ponte Galata – essa ponte atravessa o Bósforo e proporciona uma linda vista da cidade, além de muitos restaurante localizados na parte de baixo, que servem uma infinidade de comidinhas e peixes. Seguindo pela ponte de longe já se vê a Torre Galata, são mais de 70m de altura, com vista da Ásia e Europa.
O bairro ao redor é uma graça, várias lojinhas de artesãos independentes, com produtos diferentes dos encontrados no centro histórico de Sultanameth. (o preço não é baixo, mas se você quiser uma coisa única, vale a pena...)Se continuar a caminhada (com a ajuda de um mapa), nas margens do Bósforo está o Palácio Dolmabahçe, ou de metrô (estação IETT Kabatas Duragi ou IETT Inonu Stagi Duragi). 
O Palácio é lindo, o interior é bem conservado, exuberante e recebe visitas de importantes figuras públicas até hoje. Minha única reclamação é que é um passeio muito caro pelo que oferece.



Ponte Galata




Torre Galata












Dolmabahçe Palace



- Dia 3: Cruzeiro pelo Bósforo – Saindo pelo Eminonu Pier 
O Passeio dura o dia todo, o barco faz um trajeto até o lado asiático parando em várias vilas, e você decide onde quer descer, passear e almoçar. Depois eles informam o horário da volta e é só esperá-lo para voltar a Istambul.
( O horário de saída é em torno das 9:00 e volta 16:30 )
Uma dica legal é ir com 1 hora e meia de antecedência e no caminho parar para conhecer o Expresso do Oriente, famoso serviço de trem do século XIX que ligava Paris a Constantinopla (Istambul), também inspiração para um dos livros mais famosos da escritora Agatha Christie - Murder on the Orient Express. 


Passeio Bósforo - vista do Dolmabahçe Palace
Por-do-sol no Bósforo
Por-do-sol no Bósforo

















Dia 04: Süleymaniye Mesquita (Camii)- Mesquita Rosa - aberta das 9:00am até o por do sol.  
Logo ao lado ir a Istanbul University (foi de onde gravamos o vídeo que está no início do blog)
No mesmo dia é possível visitar os dois bazares: Spice Market, ótimo passeio para comer doces, pistaches, comprar temperos e eles embalam tudo para que você traga para o Brasil (não funciona aos domingos - nos outros dias abre das 9:30 as 19hs)
Graan Baazar – mesmo horário de funcionamento do Spice Market - pesquise bastante antes de comprar, pois as lojas tem grande diferença de preços e sempre negocie! É um ótimo lugar para comprar lenços maravilhosos!




Spice Market

Mesquita Rosa



Universidade de Istambul
Graan Bazaar

2 comentários: