quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Edimburgo - Escócia

Edimburgo


Eu adoro inverno, adoro construções de pedras, coisas antigas, edifícios que remetem a um tempo em que não existia eletricidade, encanamentos, ruas asfaltadas... Adoro a Idade Média, as Fortalezas e Castelos, os edifícios escuros de pedra, construções que superam o tempo... 

Encontrei tudo isso em Edimburgo, que não por acaso é Patrimônio Mundial da Humanidade.

O centro histórico é lindo (chamado de cidade velha), com edifícios antiquíssimos, gárgulas, igrejas majestosas, pubs do século passado... chega a ser meio sombrio, ainda mais com todo o frio que faz (Em agosto,no verão, que foi quando fui - de 0 a 5 Graus!!! ), mas ainda assim é encantador !!!

Edimburgo também é a cidade dos Festivais, são vários durante o ano. Quando fui estava tendo o Festival de Verão, a cidade estava em festa! Tinha shows o dia todo, apresentações de teatro, de comédia e musicais.
A cidade fica fervilhante, porém para assistir aos shows, uma pequena dica: mesmo para quem fala inglês,o sotaque deles é bem difícil de entender ! : )


Verão Escoces


A Cidade

Cidade Velha de Edimburgo


Se você tem pouco tempo (como eu tive), é possível fazer um tour pelas principais atrações... Nosso hotel era bem localizado, portanto estavamos a alguns passos das principais atrações.
E aqui já indicaria o " Onde Ficar ". O Centro Velho é o melhor lugar para ficar pois é possível chegar a inúmeras atrações a pé quando se está ali. Os hotéis tem que ser reservados com antecedência, pois em época de festival, tudo fica lotado!

Tudo acontece passando pelas ruas principais, Princess Street e Royal Mile.
Começamos apenas andando pela cidade, e o primeiro lugar que econtramos foi o famoso "The Elephant House".


 O The Elephant House é um pub, que ficou famoso por ter sido onde J.K.Rowling começou a escrever o primeiro livro do Harry Potter.






Logo depois, passamos pelo cemitério da Igreja de Greyfriars. Que é o berço de uma das histórias mais famosas de Edimburgo...
Resumidamente:  A história é real, sobre um cachorro (Bobby) que estava sempre junto de seu dono (Jonh Gray), até que um dia Jonh morreu, e o cachorro continuou indo ao seu tumúlo todos os dias pelos próximos 14 anos, até o fim de sua vida. (no ano de 1872)
Todos conheciam o Bobby, ele virou celebridade local, e por isso quando ele morreu foi erguido um monumento em sua homenagem, dedicado a sua lealdade.


 

Monumento em homenagem a Bobby


Entre outras atrações imperdíveis também na Cidade Velha, estão:


O Castelo de Edimburgo, existente desde o século XI, é uma antiga fortaleza e fica bem no alto da cidade.  É uma das atrações turísticas mais visitadas da Escócia e a vista lá de cima é maravilhosa !


St Giles Cathedral, esta situada na Royal Mile e é a principal catedral de Edimburgo, além de ser muito antiga. Estima-se que foi construída no ano de 1120. Demais !!!

St. Giles Cathedral

Igreja Tollbooth Kirk, em estilo gótico com 73 metros de altura, concluída em 1844. Quer dizer, entramos achando que era uma Igreja, mas hoje em dia  é um restaurante!!!


Igreja Tollbooth Kirk


Super Dica: Na Princess Street saem os Tours para as principais atrações da região. São várias companias que fazem esses passeios.
Eu recomendo a Haggis Adventures ( www.haggisadventures.com), que foi por onde fizemos o passeio das Highlands Escocesas. (é possível reservar pelo site com bastante antecedência).
Eles também fazem para o Lago Ness, para diversos Castelos, fazem pacotes de passar Natal e Ano Novo em "castelos mal assombrados" e por aí vai...

Os passeios duram o dia todo, e são uma ótima maneira de conhecer mais coisas quando se tem pouco tempo.
No nosso caso passeamos por Castelos, pelas Highlands Escocesas, pelo Parque Nacional The Hermitage, Destilaria de Whisky Dewar's e por dois vilarejos, um deles Aberfeldy, que parece saído de um conto medieval.



Aberfeldy


















Dewar's Destilaria de Whisky - fundada em 1846


















Parque Nacional The Hermitage


Hamish - Vaquinha das Highlands


Falando em Haggis...

Haggis é o nome de uma comida típica escocesa, muito famosa. É um prato feito das víceras do carneiro, com sal pimenta, aveia e farinha. Tudo cozinhado no bucho do carneiro.
Normalmente é servido com mais acompanhamentos, como purê de batatas.
Eu não tive coragem de comer, mais muita gente adoraa... rs


File:Haggis neeps and tatties.jpg
Haggis é a porção mais escura da foto.
(http://en.wikipedia.org/wiki/File:Haggis_neeps_and_tatties.jpg)

                                    

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Valência - Espanha

Valência


Centro Histórico Valência


A cidade me surpreendeu. Particularmente não era um dos destinos mais desejados por mim quando se pensa em Europa e em tudo que o continente tem para oferecer em termos de cidades maravilhosas. Porém, lá fomos nós.
Saimos de carro de Barcelona e seguimos para Valência, fomos parando na estrada, passamos por praias desconhecidas em meio a cidadezinhas minúsculas e restaurantes tipícos onde a comida era ótima.  

A cidade é grande, agitada e cheia de gente nas ruas. Tem um contraste marcante com a parte histórica e bem conservada (que é riquissíma) e a arquitetura monumental do arquiteto Santiago Calatrava.
Além de tudo achei a cidade limpa, com muita área verde e com transporte público eficiente. 

Onde ir

Comecei a viagem pelo centro histórico, que foi inclusive onde fiquei hospedada.  As ruas são estreitas, muitas não permitem a passagem de carro, portanto é ótimo para caminhar por tudo (tomando cuidado para não se perder) e se deparar em casa esquina com uma lojinha, um bar ou restaurante diferente.


Basílica da Virgem dos Desamparados



Catedral




Porém, o que relamente me marcou em Valência e agora é a primeira coisa que me vem a cabeça quando penso na cidade, é a Cidade das Artes e das Ciências. Na verdade, esse foi o motivo pelo qual pensei em fazer esse post. O lugar é fantástico, de uma arquitetura moderna e super ousada, você sente como se tivesse " no futuro" porque é tudo muito tecnológico. 
                                     

Cidade das Artes e das Ciências
  A cidade das Artes e das Ciências está localizada em uma área urbana de 350.000m2, e se divide em 5 edifícios: O Hemisfério, Museu Príncipe Felipe, Oceanógrafo, Palácio das Artes e O Umbracle.
Se você não mora em Valência e não é um membro associado, ou seja, se você é turista, é necessário pagar uma entrada para cada atração que for visitar (e cada um é um preço diferente).


 
1- O Museu Príncipe Felipe é um museu interativo de Ciências de 4 andares. Logo na entrada tem um dinossauro enorme fazendo barulho para atrair os visitantes.

Museu Príncipe Felipe (Vista Lateral)

Museu Príncipe Felipe (Vista Frontal)




2- O Hemisfério é onde estão o Planetário e cinema Imax 360 Graus. Isso mesmo, essa sala de cinema não tem um " canto" , ela é toda redonda e a tela ocupa metade dela.

O Hemisfério (á direita na foto) com a
cúpula fechada.

A sensação no começo é estranha, pois você usa um óculos especial para ver o filme, e eles até aconselham sair da sala um pouco caso você não se sinta bem.
Ah, e os filmes são sempre sobre história, arqueologia, mundo animal, etc. em 3D !
 








Hemisfério com a cúpula aberta 
Fonte:http://theurbanearth.wordpress.com/2009/03/28)

Nessa foto é possível ver porque o Hemisfério é também chamado de The Eye (O olho),  quando a cúpula se abre.
A " bola branca" de dentro é onde está o cinema Imax.










3- O Oceanógrafo é o maior parque aquático da Europa. Nele são reproduzidos todos os climas existentes na Terra, e em cada ambiente com clima diferente estão os animais que o habitam ( polar, árido, tropical, etc.). Tem também um túnel de 70m que passa por dentro do aquário e como tudo é envidraçado, é possível ver os peixes e o trabalho dos mergulhadores.

Parque Oceanógrafo

4- O Palácio das Artes é onde acontecem as apresentações de arte e também onde está a casa de ópera.                                                   
  
 
Palácio das Artes





















5- E por fim, o Umbracle, que é uma trilha de caminhada cheia de plantas e arte contemporânea.

O Umbracle (à esquerda na foto)



Onde Ficar e O Que Comer


Hostel El Cid
Minha dica para hospedagem é um hostel super charmoso chamado Hostel El Cid.
O preço é bom, é super limpinho, tem banheiro no quarto e ar condicionado, além de estar no centro histórico, em uma rua cheia de barzinhos e restaurantes. (Ah, só um porém, não tem elevador e são 3 andares...)

Eu sempre escolho os albergues que tenham quarto privado (que é como um quarto de hotel, só para você, com banheiro) e boa avaliação no site www.hostelbookers.com, mas para quem quer realmente economizar, é possível ficar em quartos compartilhados com mais pessoas.

Restaurante de Tapas




E minha dica para comidinhas, não poderia deixar de ser as TAPAS. Comida típica espanhola, que não são nada mais do que aperitivos, ou pequenas porções, que podem ser mais sofisticadas (como uma torrada com salmão e queijo brie) ou bem simples, como pão com parmesão e tomate. (Tudo depende do restaurante.)

Esse da foto fica bem próximo ao Hostel, cada TAPA custa 2 Euros, o garçom passa servindo ou você se serve no balcão.
E a pergunta: como eles sabem quantas você comeu???
É muito simples, cada Tapa vem com um palitinho, no fim, eles somam quantos palitinhos tem na sua mesa e fazem a conta.

Já imaginaram como seria isso no Brasil? O que ia ter de gente escondendo palitinho... heheh

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Siracusa - Sicília - Itália


 **First Post**

Para marcar a primeira postagem do blog, escolhi uma cidade que significa muito pra mim.
Na verdade, essa cidade maravilhosa surgiu em minha vida por acaso. Não conhecia e nunca tinha ouvido falar. E no entanto, em substituição a uma outra viagem que não deu certo, nos foi sugerido esse destino.

Siracusa - Sicília


A Cidade


Fim de Tarde em Ortigia

Siracusa é uma cidade cercada pelo Mar Mediterrâneo, fundada em 740 A.C. pelos gregos e teve entre seus moradores ilustres o matemático e filósofo Archimedes.
A área mais antiga da cidade -Ortigia- é uma ilha de 1 kilomêtro quadrado.

As duas vezes que estive nesse paraíso fiquei em Ortigia, que conclui ser, sem dúvida, a melhor opção.
É perto de tudo, qualquer passeio pode ser feito a pé. A cidade é tranquila, super segura, as pessoas andam por aquelas infindáveis ruelinhas a todas as horas do dia e da noite.
Enquanto você não se acostuma ao lugar, é fácil se perder, pois essas ruas podem se tornar um labirindo. (é bom sempre andar com um mapinha, que é distribuido gratuitamente em algumas lojas da cidade).
Em algumas delas é impossível passar um carro, e em outras só passam um por vez, e ainda sim com o retrovisor recolhido.



Rua Roma
 
O meio de transporte predominante são as motinhos. São inúmeras em alta velocidade por toda a cidade.
Algumas atrações turísticas estão na parte mais nova da cidade, e para isso é possível ir de táxi. (que mesmo em alta temporada, não são caros)

Aproveitando o assunto, tenho uma boa notícia para qualquer viajante: Siracusa não é uma cidade cara !!!!!!!!!! Longe disso...
Se você foi a Roma, ou qualquer outra cidade Italiana do Norte, esqueça tudo!!! Um pedaço de pizza aqui não custa 4,50 euros. E pode chegar a custar de 1 a 1,50. Ou 6 Euros a pizza inteira.
Não é o máximo?! (mas jajá falo mais sobre as comilanças rs)...



Como Chegar

Para chegar a Siracusa, você provavelmente desembarcará no Aeroporto de Catânia (a não ser que você esteja vindo de carro de outra cidade). Catânia fica a aproximadamente 200 kilômetros de distância, portanto, você terá 2
opções:                                                     

Se estiver com 4 pessoas ou mais, é possível pegar um táxi para fazer essa viagem. O táxi pode custar 240 Euros ou mais. Não vai ser muito barato, mas você estaria optando por um conforto extra.

A segunda opção, bem mais barata, é pegar um táxi até a estação de trem de Catânia - Catânia Centrale (+ou- 15 Euros) e ir de trem. A viagem demora em média 1 hora e 10 minutos e você paga em torno de 8 euros. (E também é bastante confortável).

Obs- Os valores podem variar um pouco para diferentes épocas do ano.
Mas não deixe de consultar os horários de saída de trens, para você não esperar horas, ou até uma noite toda. É possível também comprar a passagem pelo site com antecedência. 
Site do grupo ferroviário: http://www.trenitalia.it/


Acomodação

Como acabei de dizer, a cidade tem um preço ótimo comparado a muitas cidades européias.
Acredito que seja primeiro, por ser no sul da Itália que é uma região mais pobre, e segundo, por não ser tão conhecida para turistas extrangeiros. Quando estava lá (as duas vezes no verão), pude perceber que a maior parte dos visitantes eram europeus mesmo!
*Duas dicas*: 1- Se você vai com um grupo de amigos,
alugue um apartamento. Você irá gastar o mesmo ou até menos do que gastaria em uma pousada e poderá ter maior conforto e comodidade.
Cozinha Apto

Banheiro Apto
 


  

 



Alguns apartamentos vem com lavanderia completa (o que, para quem está tão longe de casa, é super útil), cozinha toda equipada (e vocês podem fazer jantares tipicamente italianos, comprando tudo no mercadinho mais próximo), sala confortável, quartos separados... e além de tudo você ganha por estar em um lugar onde viveu (ou vive) alguém de uma cultura diferente a nossa. 

Aretusa Vacanze
2- Tenho um "hotelzinho" (se é que posso chamar assim) para recomendar que foi a melhor estadia comparada a todas as outras que já estive (em viagens de custo mais baixo pela Europa).

Quarto duplex

O nome é Aretusa Vacanze. 
Os quartos são ótimos, super limpos, com banheiro, sala e uma mini cozinha. Além do café da manhã servido no terraço do 3 andar, com vista para a cidade e o mar (e croissants maravilhosos). Ah, sem falar no atendimento, excelente!
A localização também é ótima, a apenas alguns metros do mar e também muito próxima da Piazza Duomo que é onde ficam restaurantes, gelaterias, etc.







Importante: para encontrar boas acomodações e
com bom preço ,é possível pesquisar e já reservar pela internet com até 1 ano de atencedência. Recomendo esses sites que já usei e são confiáveis: http://www.hostelbookers.com/, http://www.booking.com/ e http://www.hostelworld.com/

Obs : Para todo e qualquer tipo de reserva, é necessário que o cartão de crédito seja internacional. Nesses sites, somente 10% do valor da acomodação é debitado no cartão, o restante você paga chegando lá.


Gastronômia

Na Sicília come-se muito bem ! Como já mencionei, as refeições são acessíveis para todos os tipos de viajantes.
Siracusa transborda oportunidades para aproveitarmos a típica comida siciliana.
Andando pela cidade, é comum encontrar pelas ruelas e becos, pequenas cantinas que não se encontram em nenhum guia. Além de restaurantes tradicionais ou comidas mais rápidas, caso a vontade seja de apenas um pedaço de pizza. 
Para quem gosta de doce, existem deliciosas docerias, com vitrines que nos enchem os olhos, e doces nunca vistos antes em nosso país.
A gastronômia siciliana é ímpar. E uma vez que se é apresentado a esse mundo, é muito difícil resistir...rs
Vou colocar uma pequena lista de coisas que você, estando lá, não pode deixar de provar!

- Arancine: É como uma coxinha brasileira, recheada de carne, queijo ou frutos do mar. Porém a massa é de arroz, é possível sentir os grãos.
Na verdade parece um risoto em forma de coxinha e por fim, frito. Muito bom !!!

Arancine
www.flickr.com/photos/su-lin/2130951859/

- Pizza: A pizza é servida individualmente e é de o tamanho de um prato grande. Dá para se comer em 2 pessoas.
Na minha opinão, é bastante diferente da pizza brasileira, tem muito molho e pouco recheio, bastante azeite e a massa é mais durinha.
Também é comum encontrar pizza em pedaços, para quem quer apenas fazer um uma refeição rápida.
Como mencionei, a pizza individual pode custar de 6 a 8 Euros, enquanto o pedaço 1,50 a 2,50 Euros.
                               
Pizza de Atum

- Massas: As tradicionais massas italianas são produzidas nos próprios restaurantes e são, de fato, deliciosas! Os pratos mais famosos em Siracusa, são os de frutos do mar (peixe espada, vôngole, camarão e etc.) e não poderia ser diferente, já que é tudo muito fresco. (é possível visitar a feira onde se compra os ingredientes)
Para quem não se interessar, uma ótima pedida é experimentar o verdadeiro Arrabiata, que é muito, muito, apimentado, mas ainda assim é muito bom!!!

Os preços das massas variam de 6 a 15 Euros, e isso está relacionado ao restaurante. Existem restaurantes mais simples e mais sofisticados, como em qualquer lugar, e posso afirmar que, ambos em Siracusa são muito bons!

Feira em Ortigia: frutas, queijos e frutos do mar.
       

*Dica*: No verão, vários restaurantes servem o chamado " Menu Turístico", que se consiste em: uma entrada (normalmente são saladas, legumes e/ou frutas ), o prato principal (que é uma massa ou risoto) e uma taça de vinho ou uma granita (sobremesa/bebida típica siciliana, servida em um copo, com consistência de raspadinha. As mais tradicionais são as de amêndoa e limão - uma delícia!)
O preço desses menus é em torno de 12 a 15 euros.

- Canolo: O canolo siciliano é feito com uma massa frita, enrolada e recheada de ricota ou chocolate. Um amigo siciliano me disse que o tradicional mesmo é o de ricota, já que o uso de ricota em doces é muito comum na região (diferentemente do Brasil, onde a ricota é normalmente servida salgada). Pode ser encontrado em qualquer doceria.
É um dos melhores doces que já comi - divino !


Canolo de Ricota
http://www.flickr.com/photos/papisc/3051738365/
                                               

- Gelato: O gelato é a sobremesa que mais faz sucesso, acredito que não só na Sicília, mas em toda a Itália. São infinitos sabores, sempre muito cremosos e são servidos na casquinha ou copinho.
O preço varia de acordo com o tamanho, e custa em média de 1,4 Euros (menor) a 2,50 Euros (o maior).



Atrações Turísticas

A cidade é um museu a céu aberto. 
Tudo em Siracusa é admirável, não só os já famosos sítios arqueológicos e tantas obras que marcam o período em que a cidade esteve nas mãos dos gregos; mas também as casas, todas coladas umas as outras de maneira confusa e ao mesmo tempo organizada; os prédios seculares; as passagens subterrâneas construidas na II Guerra; as piazzas; as cantinas que estão com a mesma familía a décadas; as roupas estendidas nas janelas e varandas...
Vale a pena visitar por pelo menos 4 dias, para conhecer tudo.
As atrações são de fácil acesso e muito perto umas das outras, portanto, antes ou depois dos passeios você ainda pode curtir o mar, e a vida na cidade.

**Teatro Grego: O Teatro Grego está localizado no Parque Arqueológico de Neapólis.Foi construido no século V a.c. pelos gregos e mais tarde usado pelos romanos. Tinha capacidade para 20.000 pessoas sentadas e era usado pelos Romanos para os jogos de gladiadores.
Atualmente, no verão, são feitas apresentações pelo Instituto de Drama Antigo, mantendo a tradição desde 1914. (Fonte: Sicily- History and Masterpieces)
Esse é um brevissímo resumo do que esse local representou um dia, e do que ainda se pode ver hoje, já que está muito bem conservado.
O ingresso custa 10 euros, ou 5 euros para estudante. Vale muito a pena, o lugar é uma viagem no tempo, ... lindo !



Teatro Grego

   O Parque também abriga outras atrações importantes, como as Grutas de Nymphaeum, usadas para cerimônias religiosas, com vista para todo o parque; e a Orelha de Dionísio, que é uma imensa fenda na rocha, de 65 metros de comprimento e 23 metros de altura, no formato de uma grande orelha.


Gruta de Nymphaeum

Orelha de Dionísio


**Igreja Nossa Senhora das Lágrimas: A igreja foi construída no ano de 1966, depois da aparição de uma santa que chorava. Com 70m de altura, se destaca por sua arquitetura moderna.
Pode ser vista de toda a cidade e está bem próxima ao Teatro Grego. É possível ir a pé e não tem custo nenhum para entrar.
Fica aberta das 7:00 as 13:00hs e das 15:00 as 20:00hs


Nossa Sra das Lágrimas



Cúpula-Vista Interna



**Castelo Maniace: na minha opinião, esse é um dos lugares mais bonitos de Siracusa. O Castelo fica na ponta da ilha à beira-mar, e foi construído no século XIII. Parece uma fortaleza de pedra com torres cilindricas. Lindo !
Em algumas noites no verão, acontecem shows de Ópera no espaço que dá acesso ao Castelo,a céu aberto com vista para o mar. Para quem gosta, é imperdível.
O castelo fica aberto todos os dias das 9:30 as 13:30, o ingresso custa 4,00 Euros inteira, e 2,00 Euros meia entrada. (de graça para menores de 18 e maiores de 65 anos).


Castelo Maniace

Vista para o mar


Interior do Castelo - Portal de Entrada



**Piazza Duomo: A Piazza Duomo, é o ponto central de Ortigia. E é onde estão grandes marcos arquitetônicos da cidade, como a Igreja de Santa Lucia, a Catedral Barroca, o Palácio do Bispo e a Prefeitura.
É gostoso passear por lá a todas as horas do dia, e nesse passeio pela Piazza e arredores, você irá encontrar pizzarias, restaurantes, gelaterias, docerias, bancas de revistas, lojas de suvenirs e etc. 

Cathedral Barroca Duomo 
As pessoas se sentam na escadaria da Catedral para conversar no fim do dia, assistem a apresentações de artistas de rua, passeiam com seus cachorros, compram artesanato... enfim, existe um clima de cidade pequena, que faz a cidade ser tão especial.
Dica: Não há custo nenhum para entrar nas Igrejas, e você ainda pode ver obras do famoso pintor Caravaggio.


Igreja de Santa Lúcia











Detalhe da Prefeitura




  


 










Piazza - A Noite
Piazza Duomo

 














Os Arredores:

Eu poderia nesse tópico dar uma dica de cidade vizinha, ou mais próxima, para você visitar. Mas isso, acredito, vai depender da sua disponibilidade de tempo, dinheiro, etc.
Então a minha dica, vai ser realmente especial, pois vou falar de um lugar que muita gente que passa por Siracusa não conhece:

- Vendicare -

Vendicare é um reserva natural a 45Km de Siracusa, com praias desertas, sem infra-estrutura nenhuma, no meio do nada entre terras e mais terras sicilianas.
Depois que você chega (acredito que o único jeito seja de carro), e para no estacionamento (único tipo de infra-estrutra existente, juntamente com uma ducha de água doce), ainda resta uma boa caminhada !
Mas vale cada passo !!!
Não tem custo para entrar, você pode passar o dia (se aguentar, pois não tem guarda-sol e dificilmente você terá um), mas a vista é fantástica.
Sabe aqueles lugares que você pensa que só existe em foto, com muito fotoshop para deixar a água daquela cor azuuul...? pois é, isso é Vendicare !
Uma praia "rústica", com alguns poucos visitantes, um mar estonteante, areia branquinha porém com muitas sementes de alguma coisa que não sei o que é.
Em um das pontas da praia tem uma construção antiga, com chaminés e pedras brancas.
Bom, mas chega de falar de lá... veja por si só : )

Fotos Praia de Vendicare


Nota Final :

A cidade ainda tem inúmeras atrações não citadas aqui, como o Museu da Carta (que mostra como era feito o papiro), Museu de Pupi ( que são aqueles bonequinhos de madeira, soldadinhos, etc - muito comuns nessa região ), Catacumbas , Abrigo da II Guerra, um esconderijo localizado no subsolo da Piazza Duomo (super recomendo, é uma viagem pela história ), e etc.

Escolhi colocar no blog as atrações que são ,por mim, consideradas IMPERDÍVEIS, e ainda algumas dicas que também considero úteis.
E se você está pensando em viajar para Itália, ou mesmo fazer uma viagem pela Europa ou um mochilão, nao deixe de visitar Siracusa. Nada como sair um pouco das cidades mais famosas para conhecer um lugar extremamente encantador !!!



Ilha de Ortigia - Castelo Maniace na ponta da ilha
Fonte : http://www.stupormundi.it